top of page

Viva o Rio Capibaribe!

Um dos principais cartões postais do estado de Pernambuco, o Capibaribe é o principal rio que banha Recife, a capital pernambucana conhecida mundialmente como a Manguetown - "Recife, cidade do mangue encrustada na lama dos manguezais". Os recifenses até brincam. Dizem que na cidade "o Capibaribe se junta ao Beberibe para formar o Oceano Atlântico."

Possui três travessias, uma na altura do bairro de Apipucos, outra nas imediações de Skylab II – Poço da Panela, e o último na Jaqueira. Atravessa muitas pontes, como a Ponte do Limoeiro, Ponte Maurício de Nassau, Ponte Santa Isabel, Ponte 12 de Setembro (mais conhecida como Ponte Giratória), entre outras.

Em algumas pontes e outros pontos estratégicos estão fixadas esculturas de poetas e músicos pernambucanos como Capiba, João Cabral de Melo Neto, Ascenso Ferreira, Manuel Bandeira.

Foto: Vitor Tavares

Infelizmente grande parte do lixo produzido na cidade é descartado nos Rios, pois não existem políticas públicas efetivas que trate da questão e ponha fim ou ao menos minimize os impactos socioambientais provocados por essas ações. Não apenas os Rios sofrem com essa ordem, mas os manguezais são vítimas dessa degradação. Boa parte dos manguezais - que são regiões estuarianas (encontro entre rio e mar), berço e cemitério de inúmeras espécies - da região metropolitana foram aterrados, sobretudo devido a crescente expansão urbana e a consequente especulação imobiliária. No entanto, os manguezais, na condição de ecossistemas altamente relevantes, merecem um texto direcionado para tratar o assunto com a devida importância.

A despeito de toda poluição e degradação o Capibaribe ainda resiste. Está vivo! Esse famoso rio serve de inspiração para a produção artístico-cultural da cidade, para a pesca e subsistência de muitas famílias. Graças aos Rios que são um forte traço da capital pernambucana, Recife ficou conhecida também (Recife de tantas poesias, de tantos afetos, de encontros e desencontros...) como a Veneza Brasileira.

O Raízes do Mangue comemora no dia de hoje o dia do Rio Capibaribe, deixando aqui essa reflexão para que todos que cruzam ou cruzarão o rio lembrem-se da importância do mesmo para a nossa história, para a natureza e para a cultura pernambucana.

Curte aí:

Nossos Parceiros:

bottom of page