Em protesto ao cancelamento da MIMO, artistas, produtores culturais e coletivos se unem em defesa da
Após a notícia do cancelamento da MIMO, coletivos de Olinda, artistas, músicos e produtores culturais se reúnem em favor da cena olindense.
Na última quarta-feira (21) em sua página oficial do facebook, o Festival Mimo lançou nota jogando a culpa na crise econômica para justificar o cancelamento o que seria a sua 11ª edição. Advinhem logo aonde o evento foi cancelado? Olinda! exatamente na cidade onde tudo começou lá trás no ano de 2004.
Relutantes ao triste anúncio de que não assistiríamos esse ano aos brilhantes concertos brasileiros e internacionais e aos excelentes filmes na cidade patrimônio, o Espaço Cultural Xinxim da Baiana, fazendo valer toda sua história de resistência e luta criou um evento no facebook chamado Mimodifique - Mostra Independente de música/arte em Olinda.
A repercussão foi tamanha que coletivos da cidade em sintonia com artistas, músicos e produtores culturais aderiram ao movimento e pretendem se mobilizar para mostrar a força cultural tão presente e viva na cidade de Olinda. O primeiro contato das pessoas engajadas por uma cidade cada vez mais viva se deu pelo evento no facebook, foi a partir desta interação que surgiram as ideias junto a muitas forças que se despuseram em participar da organização.
Na opinião de Thuanny Araújo, uma das integrantes do movimento #Mimodfique, o cancelamento do festival significará uma perda impactante para a cidade de Olinda: ''É ruim para a população, para o turismo, para cena cultural, os comerciantes formais e informais que esperam pelo evento o ano inteiro, enfim, para a cultura de uma forma geral.''
Sobre o evento, com data marcada para o dia 20 do próximo mês, Thuanny, comentou:''A intensão é celebrar a nossa cultura popular, valorizando os artistas da terra e fomentando o debate acerca do que está acontecendo com a nossa cultura.''
Próxima terça-feira (27) no Xixnim da Baiana - Carmo, nº 742, Olinda/PE - será realizada a primeira reunião de organização do movimento Mimodifique. Na pauta, será debatido a questão dos espaços para a realização do evento, a grade da programação, além da estratégia de comunicação a ser utilizada para divulgar toda movimentação.
É de extrema importância contribuírmos por uma cultura cada vez mais forte, preservada na essência da pluralidade, respeitando as tradições dos povos. O coletivo Raízes do Mangue não só divulga esta luta como se apropria dela pelo bem das ricas manifestações populares espalhadas por Olinda e por todo estado de Pernambuco.