top of page

[COLUNA] O fim está próximo - Por Átila Zapata

  • Atila Zapata
  • 31 de ago. de 2015
  • 2 min de leitura

Se já não bastasse a falta de apoio e fomento à cultura, pelo governo do estado de Pernambuco, agora temos que lidar com funcionários sem salários, Olinda a ponto de perder o título de patrimônio cultural da humanidade e agora cortes nas verbas destinadas à cultura. Tudo isso com o argumento de crise. Ai eu lhes pergunto, há crise nas verbas destinadas ao saneamento básico, à segurança pública, à maquina de propaganda do governo? Se não, porque somente a cultura sofrerá cortes?

O estado de Pernambuco anda a muito tempo na contra mão das criações culturais e artísticas do nosso povo, mas o que era ruim, hoje ficou pior! Por exemplo, os artistas que se apresentam no carnaval sempre tiveram atrasos em receber seus cachês, isso é sabido por todos, mas esse ano foi, realmente, descomunal. Artistas de renome no estado receberam as verbas do carnaval após o são João, enquanto artista vindos do sul e sudeste do Brasil receberam seus caches integralmente, e em muitos dos casos, antes mesmo de tocar no evento (carnaval 2015) 50% e logo após se apresentar os outros restantes 50%.

Não para por ai, artistas vindos de fora do estado são mais bem remunerados, por apresentações muitas vezes mais curtas e de menos prestígio entre o nosso povo. A lógica dos nossos governantes passa quase que despercebida, mas eles parecem querer mais! Agora os funcionários ligados à cultura tem seus salários atrasados, isso é muita falta de organização, de gestão ou de descaso quanto à cultura mesmo? Reflita você!

Essa semana eu fui pego de surpresa, uma notícia dizia que Olinda, a nossa linda cidade, incomum no mundo, há 32 anos com o título de patrimônio cultural da humanidade, concedido pela UNESCO, poderia perder este título. O Ministério Público de Pernambuco acionou um inquérito civil para investigar o sistema de preservação adotado pelo município. Claramente já foi observado: descaracterização dos imóveis do sítio histórico, sujeira, vandalismo e falha na gestão. Basta andar por Olinda pra saber o descaso que a cidade sofre todos os dias.

Como dizia minha avó, Olinda e a cultura do estado de Pernambuco " estão entregues às baratas".

Agora o próximo passo em acabar com a nossa arte é cortar parte das verbas destinadas à nossa cultura, e com o mesmo argumento de crise! Na minha cabeça vem logo uma pergunta, "As outras secretarias também receberão cortes, né? Visto que é uma crise..." Não, somente a secretaria de cultura sofrerá o infame reajuste. Talvez o argumento do governo seja que algumas secretarias tenham mais prioridade pelo sistema básico social, como saúde, educação e segurança, mas então porque o governo não cortar as verbas da publicidade, por exemplo?

Meu caro leitor, o fim está próximo. Futuramente vamos nos vestir da mesma maneira, acabar com o frevo e maracatu, as bandas autorais tocarão covers de sertanejo universitário e no nosso carnaval vamos botar os trio elétricos tocando axé nas ruas e o olodum vai fazer Olinda inteira descer ladeira. Ao final, ou vamos às ruas ou vamos ceder nosso povo à uma administração torpe e que quer acabar com nossa cultura.


 
 
 

Comentarios


Curte aí:

Nossos Parceiros:

©2015 por Raizes do Mangue.

bottom of page