Teatro do Parque de portas fechadas em seu centenário
- Marcus Azerêdo
- 24 de ago. de 2015
- 2 min de leitura
Inaugurado no dia 24 de agosto de 1915 o famoso Teatro do Parque localizadono bairro da Boa Vista (centro do Recife) é conhecido com um dos pontos de cultura e lazer da capital pernambucana.

Grandes companhias brasileiras passaram pelo palco do teatro, como as de Vicente Celestino e Alda Garrido, e as primeiras peças da parceria Samuel Campelo - Valdemar de Oliveira. Na época do cinema mudo, os filmes eram acompanhados por músicos que, depois, fizeram nome, como o maestro e compositor Nelson Ferreira.
Teatro do Parque fez parte também da consagração do cinema falado. De 1929 a 1959, o espaço foi arrendado ao grupo Luiz Severiano Ribeiro e lançava filmes da Disney e chanchadas brasileiras. Mas, graças a pressão da classe teatral, o prefeito Pelópidas da Silveira o desapropriou e promoveu uma reforma completa. A reinauguração aconteceu em 13 de setembro de 1959, com a peça Onde Canta o Sabiá, com direção de Hermilo Borba Filho. Em 1973, um convênio entre a gestão municipal e o Instituto Nacional de Cinema, o Parque foi transformado no primeiro cinema educativo permanente no Brasil.
Hoje (24) o Teatro do Parque completa seus 100 anos de existência, porém, de portas fechadas, isso porque o teatro foi interditado para reformas em 2010, mas as obras só se inicaram ano passado.
Segundo informações a obra inicialmene foi calculada em nada mais nada menos que 8,2 milhões de reais.
Apesar de estar fechado para obras, o que se sabe de acordo com comerciantes da área é que há pelo menos um mês nenhum sinal de operários foi encontrado.

Nós do Raízes do Mangue lamentamos pelo fato de um grande elemento cultural encontrar-se fechado a muito tempo para o público e exigimos com cidadãos e como divulgadores da nossa cultura que esta cituação se resolva o mais breve possível.
Comments