Projeto Rock na Calçada agitou a noite do domingo na Rua da Moeda
Nada mais propício poderia ter acontecido um dia após o grande show da Nação Zumbi no Clube Português, que rolar homenagens ao Chico e a Nação. Ainda mais quando os envolvidos são nomes importantíssimos para a cena músical pernambucana. Foi o que aconteceu ontem (16/08), na emblemática Rua da Moeda. O projeto Rock na Calçada, que busca a valorização da música pernambucana, conseguiu juntar ''na mesma calçada'', figuras como Pácua e Gilmar Bola 8, além de levarem até o público um tributo massa da rapaziada lá de Paulista, o Maracatu Plugado que agitou muito, tirando todo mundo do chão ao tocar as músicas do histórico álbum ''Da lama ao caos''. Ainda teve o Conecxão PE, banda jaboatonense, conterrâneos de Fred 04, que carinhosamente chama o bairro Candeias, de sua Ilha Grande.
O clima era super favorável, como já foi dito, muitas pessoas ainda estavam em extâse pelo que tinha acontecido um dia anterior no Português, era uma vibe de brodagem misturada com família. Na Moeda você encontrava mangueboys, manguegirls e até manguebabys, muitas crianças com os seus pais embelezaram ainda mais o evento.
Abrindo o festival, Pacua e Via Sat relembrou alguns clássicos da banda, vale destacar que sua presença de palco e voz ainda são as mesmas de anos atrás, o cara juntamente com a banda tiram muita onda, é o resgaste e atualidade andando lado a lado. A segunda banda foi o Maracatu Plugado, os caras são fãs demais da CSNZ e conseguem transmitir uma energia massa para quem assiste as suas apresentações, o bairro de Jardim Paulista Baixo deve se orgulhar em ter essa turma boa os representando com seus shows pernambucano afora. E o que falar do Combo X? Só dizer que a cada dia eles estão mais entrosados, Gilmar ainda mais solto no palco, e a sonoridade juntamente com as letras, fazem nos remeter ao grandioso bairro de Peixinhos, terra de eferversência cultural que corre nas veias do seu povo e está cravado nos integrantes do Combo.
É a segunda vez que o Rock na Calçada mostra sua garra e independência para os frequentadores do antigo, a primeira edição foi realizada dia 30 de julho e contou com as apresentações de Graxa e Doce Babylon. Na avaliação de Mariana, mais conhecida como Maris Senhorinho, integrante da equipe de comunicação e marketingo do projeto, a edição de ontem foi melhor que o esperado. ''O projeto foi super bem recebido, as bandas tiraram onda e o público estava em êxtase. A cada minuto pessoas iam convidando mais pessoas, demos vida ao lado esquecido da moeda. Perguntada sobre a periodicidade do Rock na Calçada ela explica, '' Ainda está indefinido, mas temos uma data prevista para o dia 25 deste mês.''
Infelizmente a equipe do Raízes do Mangue teve que se ausentar na metade da apresentação do Combo X e não deu para acompanhar o Conecxão PE mostrar todo seu talento com suas músicas autorais, mas temos a certeza de que eles fecharam a noite deixando os espectadores sem a mínima vontade de voltar para casa.
São com essas movimentações, ocupando as ruas, as praças, as calçadas, que fortalecemos nossa atuação enquanto agentes culturais. Vamos em frente malungada. E fazendo referência a Chico termino essa matéria com uma frase de sua autoria que descreve muito bem o que estou querendo transmitir. ''Pernambuco embaixo dos pés e minha mente na imensidão''.